terça-feira, 10 de agosto de 2010

recuperar gadget excluido por acidente blogspot

Recuperar gadget excluido por acidente no blogger
Possível forma de resgatar os gadgets de seu blogspot caso tenha ocorrido um problema ou erro com seu blog, e você não tenha feito um backup de seu modelo.

Parte desse procedimento pode ser útil também para resgatar textos que você tenha removido ou um post, caso você não mantenha uma cópia de suas postagens do blogger ou outro.
Se você está estressado que removeu seus gadgets lembre-se que o mais importante está no que você escreveu, e se lhe passa pela cabeça excluir seu blog, leia aqui antes.

* E para evitar novos problemas:Backup das postagens do BlogSpot
* Salvar seu modelo do blogger: backup

O que você terá que usar é o cache que o google mantém de seu blog/site. Mas é algo que não da para ter uma garantia 100% pois depende do google já ter indexado suas páginas e se ela permite manter um cache, por padrão a maioria dos sistemas de blogagem e publicação de artigos permite isso.

Também, você precisará do Mozilla pois ele tem boas opções para facilitar a vida de editores, e, do tipo de gadget que você quer resgatar, assim como sua força de vontade, claro.

Quanto ao tipo de gadget, alguns são scripts que no momento que a página é carregada no navegador eles trazem outros códigos para o local, nesse casos não é possível pegar o código original do gadget, um exemplo é o adsense, que joga na página os anúncios no momento que ela é carregada.

Você excluiu acidentalmente os gadgets de seu blog, boa hora para pensar se todos eles eram úteis e necessários.

Como resgatar alguns de meus gadgets ou artigos.
1. A primeira coisa é fazer uma busca no google por site:http://SeuSite.com

Você deve substituir SeuSite.com pelo nome de seu blog.

2. Abaixo de cada resultado existe um link chamado Em cache,

Nos ultimos resultados estão as páginas guardadas a mais tempo.
encontrar seu blog no cache do google
clique para aumentar

3. Após clicar no link Em cache você terá uma cópia não perfeita de sua página para alguma data anterior, você deve procurar uma cópia de sua página antes de ter sido feito as alterações, aí você já pode copiar seus textos e algumas imagens.
4. Nessa cópia identifique o gadget que você quer copiar, muitas vezes você pode ser mais fácil tentar ir onde você encontrou esse gadget, clicar nele talvez o leve a página onde você o encontrou, se for uma lista de links importantes é mais fácil ainda, mas para copiá-lo: com o botão esquerdo do mouse pressionado arraste ele sobre o inicio do gadget(ou meio do título dele) até o final dele ou até o inicio do próximo(isso é para selecionar ele).
5. Com o gadget selecionado clique no botão direito do mouse e Código-fonte da seleção.
6. Abrirá uma janela com o código selecionado, Observe que é bem provável que tenha mais código selecionado do que o código do gadget, por isso você terá que identificar apenas o código do gadget:
Agora é só Cópiar.

Fonte: http://blog.foitestado.com/2009/09/recupera-widget-perdido-no-blogspot.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares